Formação Continuada para Professores na abordagem Kidcoaching NOVA ABORDAGEM EDUCACIONAL: A Realidade da Sala de Aula, a Nova Família e a Infância contemporânea, apresentam muitos desafios comportamentais e técnicos, para os Professores, Gestores Escolares e Coordenadores. Neste contexto de descompasso entre a realidade da sala de aula e da escola e a experiência e a dinâmica do aluno fora da Escola, surge o Coaching Pedagógico para trazer uma nova forma de atuação dos profissionais da Escola, junto aos alunos e suas famílias, um novo modelo de interação professor-aluno, onde o professor passa a auto-responsabilizar seus alunos pelas suas atitudes e escolhas com a finalidade de levar o aluno a reflexão e a pensar novas atitudes, novos comportamentos no futuro. Através da inserção da Cultura das Emoções o professor-coach, desenvolverá competências e habilidades sócio-emocionais por meio de uma conversa informal espontânea, com os alunos para a construção de uma sala de aula harmoniosa, produtiva e uma convivência, saudável, responsável e harmoniosa. O Coaching Pedagógico é uma Abordagem Humanista, sistêmica, sustentável que transforma a sala de aula, harmoniza a relação pais-professores, o ambiente escolar, altera o comportamento dos alunos. PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil e Fundamental, Gestores, Psicólogos, Orientadores Educacionais e Coordenadores OBJETIVOS: Apresentar os fundamentos teóricos e premissas da Nova Abordagem Educacional - Coaching Pedagógico para instrumentalizar os professores com as técnicas da Metodologia KidCoaching para aplicação em sala de aula em momentos de indisciplina, bullying, dificuldade de relacionamento entre alunos, birra e choro. Além de técnicas para utilização com os pais de alunos. Visa também promover um novo olhar do professor para si mesmo e através de ferramentas do Coaching Pedagógico para a expansão do conhecimento de si mesmo, por meio do autocoaching recorrente, que propiciará ao Professor desenvolver uma Postura, uma Mentalidade e Novas atitudes de um Professor-Coach em sala de aula, alterando a dinâmica da sala de aula, melhorando o relacionamento dos alunos com seus pares e com o professor, redução dos conflitos e resgatando o lugar de destaque do professor. FACILITADORA: HELOISA HELENA DE CASTRO PINTO YOSHIDA (SAIBA MAIS SOBRE) Formada em Psicologia e Pedagogia (Puc-RJ). Mestre em Psicologia Social (Uerj). Especialização em Psicopedagogia e Terapia de Casal e Família Sistêmica, Gestão de Pessoas com Foco em Competências. Certificada em Coach pelo International Coaching Institute (ICI), Sociedade Latino Americana de Coaching(SLAC), Instituto Maurício Sampaio (IMS) e pelo Instituto de Coaching Infanto-Juvenil(ICIJ) e Inspira Coaching. Possui experiencia de mais de 20 anos. Atua com Coach de Carreira, Coach de Crianças e Adolescentes, Coach Informal de Pais, Coach de Professores e Coach Vocacional. Facilita Workshops para Pais e Professores. Conduz Coaching Informal com Professores e alunos no contexto escolar. Facilita o Curso de Formação Continuada para Professores: Coaching Pedagógico pela Sistêmica Educacional, Divisão da Sistêmica Coaching Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras. MÓDULOS DO CURSO MÓDULO 1 – RESGATE E AUTOCONHECIMENTO Objetivo: Facilitar o encontro dos profissionais consigo mesmo, a resgatarem seus sonhos e necessidades profissionais e pessoais. Missão e Propósito Valores Crenças Objetivo Pessoal, Familiar e Profissional Evidências e Novas Atitudes MÓDULO 2 – O CONTEXTO ESCOLAR Objetivo: Levantamento da Percepção dos professores da Situação Atual do Cenário da Escolar Análise e seleção individual dos indicadores do clima e ambiente da sala de aula Construção e Definição do Objetivo Smart Evidências Aprendizagens e Novas Atitudes MÓDULO 3 – COACHING – Ferramenta de Desenvolvimento Humano Foco do Processo: comportamento humano Coaching de Adultos e o Coaching Infanto-Juvenil Diferenças entre Coaching e Terapia Premissas do Coaching Benefícios do Coaching Pedagógico (professor, aluno, pais e direção) MÓDULO 4 – CONVERGÊNCIAS TEÓRICAS Teorias do Desenvolvimento Teoria Cognitivo- comportamental Psicologia Positiva Gestalt Terapia MÓDULO 5 - Aprendizagem e Neuroplasticidade do Cérebro da Criança O cérebro que sente e o cérebro que pensa Sistema límbico e o Neo-cortex MÓDULO 6 – O COACHING PEDAGÓGICO NA PRÁTICA Objetivo: apresentar para os educadores as ferramentas e o modo assertivo, específico e individualizado de abordar as crianças em situações da rotina escolar. Aplicação de Técnicas para Gestão de Conflitos em Sala de Aula A Comunicação Não Violenta Aplicação de Técnicas para o Início do Ano - As 10 Ações Aplicação de Técnicas para Momentos de Indisciplina em Sala de Aula-Brainstorm. Aplicação de Técnicas para utilizar na interação com os pais. MÓDULO 7 – COACHING UMA ABORDAGEM HUMANISTA E TRANSFORMADORA Objetivo: Propiciar a reflexão do professor sobre as habilidades sócio-emocionais, proposta pela Base Nacional Curricular Comum Empatia Maturidade Emocional Pensamento reflexivo Auto-estima Auto-confiança MÓDULO 8 - RESULTADOS DO COACHING PEDAGÓGICO Objetivo: Analisar os resultados objetivos, as mudanças ocorridas na sala de aula após a introdução do Coaching Pedagógico, baseado no Método KidCoaching. Produtividade do professor Indisciplina Desempenho escolar Comportamento sócio-emocional Outros MÓDULO 9 - O PROFESSOR-COACH Objetivo: Facilitar a avaliação do Professor sobre si mesmo Planejamento Motivação Projetos Diálogo-coaching com os alunos outros MÓDULO 10 - COACHING PEDAGÓGICO UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA Objetivo: Apresentação individual de cada professor do seu Planejamento para o próximo semestre a partir das contribuições teóricas e práticas assimiladas com o Coaching Pedagógico. Agende uma Consulta