Formação Continuada para Professores na abordagem Kidcoaching

NOVA ABORDAGEM EDUCACIONAL: 

A Realidade da Sala de Aula, a Nova Família e a Infância contemporânea, apresentam muitos desafios comportamentais e técnicos, para os Professores, Gestores Escolares e Coordenadores.  Neste contexto de descompasso entre a realidade da sala de aula e da escola e a experiência e a dinâmica do aluno fora da Escola, surge o Coaching Pedagógico para trazer uma nova forma de atuação dos profissionais da Escola, junto aos alunos e suas famílias, um novo modelo de interação professor-aluno, onde o professor passa a auto-responsabilizar seus alunos pelas suas atitudes e escolhas com a finalidade de levar o aluno a reflexão e a pensar novas atitudes, novos comportamentos no futuro.

Através da inserção da Cultura das Emoções o professor-coach, desenvolverá competências e habilidades sócio-emocionais por meio de uma conversa informal espontânea, com os alunos para a construção de uma sala de aula harmoniosa, produtiva e uma convivência, saudável, responsável e harmoniosa.

O Coaching Pedagógico é uma Abordagem Humanista, sistêmica, sustentável que transforma a sala de aula, harmoniza a  relação pais-professores, o ambiente escolar, altera o comportamento dos alunos.

 

 

PÚBLICO ALVO:

Professores de Educação Infantil e Fundamental, Gestores, Psicólogos, Orientadores Educacionais e Coordenadores

  

OBJETIVOS:

 Apresentar os fundamentos teóricos e premissas da Nova Abordagem Educacional -  Coaching Pedagógico para instrumentalizar os professores com as técnicas da Metodologia KidCoaching para aplicação em sala de aula em momentos de indisciplina, bullying, dificuldade de relacionamento entre alunos, birra e choro. Além de técnicas para utilização com os pais de alunos.

Visa também promover um novo olhar do professor para si mesmo e através de ferramentas do Coaching Pedagógico para a expansão do  conhecimento de si mesmo,  por meio do autocoaching recorrente, que propiciará ao Professor desenvolver uma Postura, uma Mentalidade e Novas atitudes de um Professor-Coach em sala de aula, alterando a dinâmica da sala de aula, melhorando o relacionamento dos alunos com seus pares e com o  professor, redução dos conflitos e resgatando o lugar de destaque do professor.

 

FACILITADORAHELOISA HELENA DE CASTRO PINTO YOSHIDA (SAIBA MAIS SOBRE)

Formada em Psicologia e Pedagogia (Puc-RJ). Mestre em Psicologia Social (Uerj). Especialização em Psicopedagogia e Terapia de Casal e Família Sistêmica, Gestão de Pessoas com Foco em Competências. Certificada em Coach pelo International Coaching Institute (ICI), Sociedade Latino Americana de Coaching(SLAC), Instituto Maurício Sampaio (IMS) e pelo Instituto de Coaching Infanto-Juvenil(ICIJ) e Inspira Coaching. Possui experiencia de mais de 20 anos. Atua com Coach de Carreira, Coach de Crianças e Adolescentes, Coach Informal de Pais, Coach de Professores e Coach Vocacional. Facilita Workshops para Pais e Professores. Conduz Coaching Informal com Professores e alunos no contexto escolar. Facilita o Curso de Formação Continuada para Professores: Coaching Pedagógico pela Sistêmica Educacional, Divisão da Sistêmica Coaching Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras.

 

MÓDULOS DO CURSO

 

MÓDULO 1 –  RESGATE E AUTOCONHECIMENTO

Objetivo: Facilitar o encontro dos profissionais consigo mesmo, a resgatarem seus sonhos e necessidades profissionais e pessoais.

  • Missão e Propósito
  • Valores
  • Crenças
  • Objetivo Pessoal, Familiar e Profissional
  • Evidências e Novas Atitudes

 

MÓDULO 2 –  O CONTEXTO ESCOLAR

Objetivo: Levantamento da Percepção dos professores da Situação Atual do Cenário da Escolar

  • Análise e seleção individual dos indicadores do clima e ambiente da sala de aula
  •  Construção e Definição do Objetivo Smart
  •  Evidências
  •  Aprendizagens e Novas Atitudes

 

MÓDULO 3 –   COACHING – Ferramenta de Desenvolvimento Humano

  • Foco do Processo: comportamento humano
  • Coaching de Adultos e o Coaching Infanto-Juvenil
  • Diferenças entre Coaching e Terapia
  • Premissas do Coaching
  • Benefícios do Coaching Pedagógico (professor, aluno, pais e direção)

  

MÓDULO 4 – CONVERGÊNCIAS TEÓRICAS

  • Teorias do Desenvolvimento
  • Teoria Cognitivo- comportamental
  • Psicologia Positiva
  • Gestalt Terapia

 

MÓDULO 5 - Aprendizagem e Neuroplasticidade do Cérebro  da Criança

 

  •  O cérebro que sente e o cérebro que pensa
  •   Sistema límbico e o Neo-cortex

 

 MÓDULO 6 –  O COACHING PEDAGÓGICO NA PRÁTICA

 

Objetivo: apresentar para os educadores as ferramentas e o modo assertivo, específico e individualizado de abordar as crianças em situações da rotina escolar.

 

  • Aplicação de Técnicas para Gestão de Conflitos em Sala de Aula
  • A Comunicação Não Violenta
  • Aplicação de Técnicas para o Início do Ano - As 10 Ações
  • Aplicação de Técnicas para Momentos de Indisciplina em Sala de Aula-Brainstorm.
  • Aplicação de Técnicas para utilizar na interação com os pais.

 

 

MÓDULO 7 – COACHING UMA ABORDAGEM HUMANISTA E TRANSFORMADORA

 

Objetivo: Propiciar a reflexão do professor sobre as habilidades sócio-emocionais, proposta pela Base Nacional Curricular Comum

  • Empatia
  • Maturidade Emocional
  • Pensamento reflexivo
  • Auto-estima
  • Auto-confiança

 

MÓDULO 8 -  RESULTADOS DO COACHING PEDAGÓGICO

 

Objetivo: Analisar os resultados objetivos, as mudanças ocorridas na sala de aula após a introdução do Coaching Pedagógico, baseado no Método KidCoaching.

 

  • Produtividade do professor
  • Indisciplina
  • Desempenho escolar
  • Comportamento sócio-emocional
  • Outros

 

MÓDULO 9 -  O PROFESSOR-COACH

 

Objetivo:  Facilitar a avaliação do Professor sobre si mesmo

 

  • Planejamento
  • Motivação
  • Projetos
  • Diálogo-coaching com os alunos
  • outros

 

MÓDULO 10  -   COACHING PEDAGÓGICO UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA

 

Objetivo: Apresentação individual de cada professor do seu Planejamento para o próximo semestre a partir das contribuições teóricas e práticas assimiladas com o Coaching Pedagógico.

 

 

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